PLAYER RÁDIO TREM ONLINE RÁDIO BOX

    Letreiro Dinâmico

    O PROJETO RÁDIO TREM, É DE CUNHO HISTÓRICO CULTURAL E TEM POR OBJETIVO, RECORDAR OS BONS TEMPOS E PARCELAS DA HISTÓRIA DO TREM. "ESTE BLOG É UM COMPLEMENTO DO WEB SITE PRINCIPAL." AGRADECEMOS A SUA COMPANHIA!

    Ferraz de Vasconcelos 72 anos por Laércio Dart


    A HISTÓRIA DA CIDADE DE FERRAZ DE VASCONCELOS NA RMSP

    Belo resgate da história da cidade de Ferraz de Vasconcelos, 
    na Grande São Paulo, contada no canal 

    O Projeto Rádio Trem, de cunho histórico - cultural, 
    compartilha esse relevante conteúdo.

    Projeto Rádio Trem
    Recordando Os Bons Tempos!

    ESTAÇÃO VARGINHA - RAMAL DE JURUBATUBA (LINHA SUL DO TREM METROPOLITANO) ATUAL LINHA 9 ESMERALDA, NO ANO DE 2001 E EM 2025.



    Neste vídeo, no trecho inicial com imagens gravadas no começo dos anos 2000 pelo Preservacionista, Vanderlei Antonio Zago, temos a oportunidade de relembrar a Extensão Operacional "Provisória" (Jurubatuba - Interlagos - Grajaú - Varginha), implantada pela extinta FEPASA (Ferrovia Paulista S/A) nos anos noventa, mantida pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), até os idos do ano de 2001. 




    Nessa extensão, rodavam os antigos Trens Unidades Elétricos (Toshiba), encomendados ao Japão pela Estrada de Ferro Sorocabana, na década de 1950, dos quais algumas composições, foram reformadas pela extinta FEPASA nos anos oitenta e noventa.


    TUE Toshiba FEPASA na Parada Interlagos (Acervo; Rafael dos Santos)

    Essas Unidades Japonesas de bitola estreita (Métrica), operavam tanto na extensão Jurubatuba - Varginha, quanto na extensão Itapevi - Amador Bueno; http://estacoesferroviarias.com.br/a/ambueno.htm 

    Os Toshibas rodaram também no extinto TIM (Trem Intra - Metropolitano), entre Santos (Estação Ana Costa) e São Vicente (Estação Samaritá); https://pt.wikipedia.org/wiki/Trem_Intra_Metropolitano 

    "Na baixada santista, por não haver eletrificação, essas unidades rodavam acopladas a Locomotivas Diesel, que tracionavam as composições." 

    A Extensão Provisória Jurubatuba - Varginha, foi desativada pela CPTM em 2001, visto a precariedade operacional na época. 

    Em 2021, tanto o Ramal de Jurubatuba (Linha Sul do Trem Metropolitano, atual Linha 9 Esmeralda), quanto a Linha Tronco (Linha Oeste do Trem Metropolitano, atual 8 Diamante), foram repassadas a Concessionária Via Mobilidade do Grupo CCR/Motiva, que assumiu a operação das linhas da antiga Estrada de Ferro Sorocabana, posteriormente Fepasa e CPTM, na RMSP; https://trilhos.motiva.com.br/viamobilidade8e9 

    Em 2022, o trecho entre a Estação Jurubatuba e a nova Estação Bruno Covas - Mendes Vila Natal (inaugurada em 2021), já estava modernizado, com as novas estações, Autódromo (inaugurada em 2007), Primavera - Interlagos e Grajaú (inauguradas em 2008), sendo atendido pelos Trens de bitola larga do trecho principal da atual Linha 9 Esmeralda, com composições de oito carros, operando desde a Estação Osasco. Estando ainda em faces de obras de modernização, o trecho até o bairro Varginha. 

    Em 27 de Janeiro de 2025, após anos de atraso nas obras, as quais ainda encontravam-se em faces de conclusão, a exemplo do Terminal de Ônibus em anexo, que ainda se encontrava em faces iniciais de construção, foi inaugurada a nova Estação Varginha, no mesmo padrão das atuais estações metro ferroviárias do ramal, porém com operação assistida de Segunda a Sexta, entre 10h e 15h 

    Em 25 de Outubro de 2025, enfim a Estação Varginha passou a operar em horário integral, entre às 04h e Meia Noite, diariamente, no mesmo escopo das demais estações do ramal, com o Terminal de Ônibus Urbano anexo a essa estação, ainda em faces de obras de construção. Porem mesmo sem o serviço do Terminal de Ônibus, foi notada uma expressiva movimentação de passageiros desembarcando dos Trens neste primeiro dia de operação plena, sendo que a maioria dessas pessoas, se dirigiam para o Ponto de Parada de Ônibus da Avenida Paulo Guilguer Reimberg, do lado oposto de uma das saídas da estação, para acesso aos coletivos com destino aos bairros da região.

    O restante do Ramal Ferroviário de Jurubatuba, no trecho entre os bairros Varginha, Parelheiros, Colônia Paulista e Evangelista de Souza, no entroncamento desse ramal com a Linha Mairinque - Santos, encontra-se desativado desde o início dos anos 2000.




    Mapa das Linhas da Sorocabana/Fepasa no arredores da RMSP.
    (Acervo Site Novo Milênio)


    Existe a "ideia de projeto", de estender o serviço do Trem Metropolitano, até a região de Parelheiros, após o bairro Varginha. Projeto esse inclusive que constava no escopo das Linhas do Trem Metropolitano da FEPASA.


    Projeção das Linhas do Trem Metropolitano na época da extinta FEPASA

    O Canal ‪Férreo Cam, registra os créditos das imagens feitas no início dos anos 2000, ao Preservacionista, Vanderlei Antonio Zago, o qual cedeu gentilmente as mesma; @VanderleiAntonioZago

    As imagens atuais (2025), foram gravadas com recurso de câmera de celular pelo ‪Canal Férreo Cam @ferreocam1450


    Saudações Ferroviárias!
    Recordando Os Bons Tempos!


    ESTAÇÃO CIDADE DUTRA, RAMAL DE JURUBATUBA, ATUAL LINHA 9 ESMERALDA, EM SETEMBRO DE 2025.



    A Estação Cidade Dutra, na Zona Sul Paulistana, pertence ao Ramal de Jurubatuba, construído na década de 1950, pela Estrada de Ferro Sorocabana (EFS). 

    Cidade Dutra foi fechada por volta de 1976/77, época em que os Trens que operavam entre a Estação Júlio Prestes, na região central da cidade de São Paulo, Pinheiros, Santo Amaro, Interlagos, Parelheiros, Evangelista de Souza e o Litoral Sul Paulista, de passagem pelo Ramal de Jurubatuba, foram desativados pela extinta FEPASA (Ferrovia Paulista S/A), a estatal que incorporou desde o ano de 1971, os serviços da extinta Sorocabana e de outras companhias ferroviárias do estado de São Paulo. E desde o ano de 2007, tem situada ao seu lado, a Estação Autódromo da Linha 9 Esmeralda, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), operada atualmente pela concessionária Via Mobilidade. 



    Depois de décadas fechada, a Estação Cidade Dutra volta a receber passageiros, mesmo que de forma parcial e pontual, através de seu pátio, em Setembro de 2025, ocasião em que essa antiga parada de trens foi parcial e temporariamente reativada, para atender a operação diferenciada aos passageiros que optam pelo serviço "Trem Expresso", em virtude ao evento The Town, realizado no Autódromo de Interlagos. Sendo implantada uma "Plataforma Provisória" em seu pátio, para desembarque/embarque desses passageiros.
     
    Fica registrada a boa torcida para que, em momento oportuno, ocorra também a recuperação do prédio dessa antiga parada de trens, a única hoje ainda em existência, em moldes originais, das primitivas estações desse ramal, pelo seu inestimável valor histórico. 

    Estação Cidade Dutra em Setembro de 2025

    Imagens gravadas com câmera de celular, apenas para registro. @ferreocam1450



    * Histórico da Estação Cidade Dutra no Wikipédia.


    Recordando os Bons Tempos 
    Parcelas da História do Trem

    Parcela da História do Trem e da Zona Sul Paulistana...

    Imagem postada por Israel Silva em Rede Social

    Antiga (PN) Passagem em Nível no bairro Varginha, situado no extremo sul paulistano, do Ramal de Jurubatuba, construído pela antiga Estrada de Ferro Sorocabana (EFS) na década de 1950, nesta época da imagem "anos 1990s", a então Linha Sul da extinta FEPASA (Ferrovia Paulista S/A), em trecho atualmente, a última estação da Linha 9 Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), operada pela concessionária Via Mobilidade.

    Imagem postada por Fábio Barbosa Marques em Rede Social

    Com a construção da nova Estação Varginha da atual Linha 9, esse cruzamento com a via férrea foi erradicado, sendo substituído por um viaduto.

    A nova estação, inaugurada em Janeiro de 2025, em Agosto desse ano, mês em que compartilhamos essa postagem, ainda opera de forma assistida, com horário reduzido.



    Ainda sobre esse ramal, o mesmo só está ativo até o bairro Varginha.
    De Varginha em diante, passando pela região de Parelheiros, até Evangelista de Souza, onde esse ramal se conectava com a Linha Mairinque - Santos, o mesmo encontra-se desativado e sem trilhos.

    Imagem do início dos anos noventa, com o Trem de Passageiros Barra Funda X Santos, da extinta Fepasa, entrando na Linha Mairinque - Santos, após ter acabado de sair do Ramal de Jurubatuba.

    Projeto Rádio Trem
    Recordando Os Bons Tempos e Parcelas da História do Trem



    Ponte do Ramal de Jurubatuba da antiga E. F. Sorocabana, atual Linha 9 Esmeralda do Trem Metropolitano.

     

    Ponte do Ramal/Rio Jurubatuba 12/08/2025
    (Foto Anderson A C)

    A bela e robusta Ponte do Ramal de Jurubatuba da antiga Estrada de Ferro Sorocabana, construída com esse ramal na década de 1950, em trecho a atual Linha 9 Esmeralda do Trem Metropolitano, sobre o Rio Jurubatuba na região de Interlagos, na Zona Sul Paulistana, em 12 de Agosto de 2025.

    Ponte do Ramal/Rio Jurubatuba 12/08/2025
    (Foto Anderson A C)

    OBS: A foto (imagem) de um Trem Unidade Elétrico de 3 Carros, é de meados da década de 1950 e ou década de 1960, dos tempos da Estrada de Ferro Sorocabana.

    Ponte do Ramal/Rio Jurubatuba nos anos 1950/60
    (Imagem dos Tempos da Estrada de Ferro Sorocabana - EFS)

    * Vídeo gravado com câmera de celular, apenas para registro.


    Evento na estação Jacuba em Hortolândia/SP, 03/8/2025.


    SENSACIONAL!!!... 

    Parabéns aos organizadores, parceiros, apoiadores... aos visitantes... 

    Gratidão ao Preservacionista, Vanderlei Antonio Zago, 
    pelo empenho de mais esse registro...
     
    Saudações Rádio - Ferroviárias!
    Projeto Rádio Trem

    O triste fim do Museu do Jaçanã!


    Neste Vídeo do Canal São Paulo Antiga, vemos o triste fim do Museu do Jaçana, o qual resgatava, além da história de sua localizada na Zona Norte Paulistana, também a memória do icônico "Trem das Onze", o Tramway da Cantareira / Trem do Jaçanã.


    * Descrição do Vídeo pelo Canal São Paulo Antiga;

    " Inaugurado em meados da década de 1980 o Museu do Jaçanã não sobreviveu à morte de seu idealizador, Sylvio Bitencourt, ocorrida há 7 anos.

    Sem seu criados o museu ficou fechado e teve todo seu acervo furtado e hoje encontra-se em situação lastimável. Confira no vídeo. "


    Por tanto, com muita tristeza, mas cumprindo o ideal do Projeto Rádio Trem, de cunho histórico cultural, cujo objetivo e recordar os bons tempos e parcelas da História do Trem, compartilhamos essa cobertura de Douglas Nascimento, do São Paulo antiga, para que mais pessoas possam tomar conhecimento e replicar... principalmente para aqueles (as) que possam, de alguma forma, colaborar.

    PRIMEIRA MOSTRA DE MODELISMO FERROVIÁRIO SHOPPING PÁTIO PINDA


    1º MOSTRA MODELISMO FERROVIÁRIO SHOPPING PÁTIO PINDA!


    Antecedendo o dia dos pais,o Shopping Pátio Pinda está promovendo o seu Primeiro Encontro de Modelismo Ferroviário, onde teremos maquetes, lojas e dioramas expostas ao público em geral.

    A mostra ocorre no dia 09 de Agosto de 2025, entre às 10h e 18h.

    Rua Alcides Ramos Nogueira , 650. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Pindamonhangaba -SP. CEP: 12421-681

    Contato Organização, Ernesto Paparelli; (12) 99723-1092

    O Projeto Rádio Trem, que tem por objetivo recordar os bons tempos do rádio e parcelas da história do Trem, no cumprimento de seu ideal de cunho histórico - cultural, compartilha essa divulgação.


    Saudações Rádio - Ferroviárias!



    Seja um Apoiador Cultural do Projeto Rádio Trem!...


    Você contribui para com os custos de manutenção do projeto e em retribuição, divulga o seu produto ou serviço.

    Entre em contato pelo e-mail: faleradiotrem@gmail.com

    E você, Amigo (a) Ouvinte que deseja fazer uma doação, de qualquer valor,

    pode contribuir através do Link de Doação, exposto na Pagina Inicial do Site.

    Ou por Depósito/Transferência, via Banco Next (237),

    Agência: 3944 - Conta: 337948/5

    Chave PIX Colaborativo: edb460e1-a603-469f-9d62-e574e24d1203




    A tua valorosa contribuição, ajuda a manter o projeto NO AR!


    Projeto Rádio Trem
    Recordando Os Bons Tempos!


     

    Canal Arquivos V.A.Z.


    Vanderlei Antonio Zago...

    Ferroviário RAIZ, desde os tempos em que atuava na extinta FEPASA (Ferrovia Paulista S/A), além de grande conhecedor e Preservacionista dedicado, o qual se hoje em dia temos a oportunidade de ver e rever fotos, vídeos e imagens, especialmente da Ferrovia Paulista nos idos dos anos 1980 e 90... muito devemos aos seus esforços. 

    O Projeto Rádio Trem, prestigia o seu trabalho, através do Canal Arquivos V.A.Z. que retrata uma parcela do empenho desse grande amigo Ferroviário, em prol da Ferrovia e sua história...


    Saudações Rádio - Ferroviárias!
    Rádio Trem - radiotrem.com

    Estação Suzano História por Laércio Dart


    A História da Estação da Cidade de Suzano na RMSP,
    contada por Laércio Dart, conforme a descrição do mesmo;

    "Veja neste vídeo a história da estação de Suzano, 
    desde sua inauguração em 1890
    até dias atuais, lindas imagens da Suzano antiga".

    Vídeo do Canal Resgatando a História por Laércio Dart

    Projeto Rádio Trem
    Recordando Os Bons Tempos!

    Desembarque Dos Trens elétricos Que vieram de salvador Bahia. (Alagoinha...

    DESTINADO A PRESERVAÇÃO!...

    Vídeo do desembarque em Alagoinhas - BA, de carros de um TUE (Trem Unidade Elétrico) do extinto Sistema de Trens Urbanos de Salvador, o qual foi cedido para fins de Preservação, bem como para "possíveis" Trens Culturais / Turísticos, na região.


    * Descritivo que nos foi enviado pelo amigo Gilson, do Projeto Ver de Trem;

    "Esse trem com três carros de passageiro, foi totalmente reformado, com climatização, circulou no trecho do subúrbio ferroviário de Salvador, por apenas 4 meses, em 2014. Está sendo doado para a cidade de Alagoinhas, pelo Governador Jerônimo Rodrigues, através da CTB- Companhia de Transporte do Estado da Bahia, será recuperado em parceria com a prefeitura e
    fará parte do acervo ferroviário, que é mantido na estação São Francisco, pela Fundação Iraci Gama de Cultura.
    Numa parceria com o Projeto Ver de Trem, que é composto pelo Movimento Trem de Ferro, Gérmen - Grupo de Defesa e Promoção Socioambiental, a AELB e a referida Fundação, viagens turístico/cultural, serão programadas, inicialmente para Aramari e demais municípios."

    Material encaminhado pelo Projeto Ver de Trem


    Material encaminhado pelo Projeto Ver de Trem



    Parabéns a todos os empenhados, bem como aos apoiadores e parceiros, pela realização!


    Saudações Ferroviárias!



    Vídeo institucional da FEPASA


    Belo Documentário da Saudosa FEPASA - Ferrovia Paulista S/A.

    Vídeo institucional de uma época, não muito distante, quando ainda tínhamos uma Malha Ferroviária, se não excelente, mas que ainda procurava atender aos interesses do coletivo da sociedade. E não como é hoje, em pleno 2025, ano em que estamos compartilhando esse precioso vídeo aqui no blog, em que, o que temos, é uma malha meramente voltada aos intere$$e$ comerciais de grandes grupos de concessionárias e afins, os quais utilizam somente e apenas as linhas e ramais de seus intere$$E$, deixando em desuso linhas que, na época da referida estatal, ainda estavam operacionais, atendendo diversas cidades do interior paulista.

    Parabéns ao Canal ferrovias.eng.br , por compartilhar este institucional no youtube.


    Malha da Fepasa em meados dos Anos Oitenta


    Saudações Ferroviárias!

    Ford Corcel - 1971 | Comercial Antigo


    O TREM NA PUBLICIDADE!... 

    Antigo comercial do FORD - Corcel, de 1971, o qual foi gravado com o cenário da Ferrovia.

    * Postado no Youtube, pelo Canal Saudopista, conforme descrição do mesmo;

    Ano: 1971 Fabricante: Ford Modelo: Corcel 
    Inscreva-se no canal Saudopistas, ative as notificações e compartilhe! 
    Acesse: www.saudopistas.com.br 
    Curta: facebook.com/saudopistas 
    Siga: @saudopistas 



    Recordando Os Bons Tempos!

    Episódio fantástico, do antigo seriado "Vigilante Rodoviário - 38 O Suspeito", tendo como cenário, as dependências da antiga Estrada de Ferro Sorocabana, em São Paulo!




    Episódio fantástico do antigo seriado "Vigilante Rodoviário - 38 O Suspeito", tendo como cenário, as dependências da antiga Estrada de Ferro Sorocabana, em São Paulo.

    RECORDAR É VIVER!...

    O Vigilante Rodoviário (Acervo do Blog Orgulho de Ser Paulista)

    Link de Matéria do Blog Orgulho De Ser Paulista, sobre o Vigilante Rodoviário



    * O eterno Vigilante Rodoviário, Carlos Miranda, morreu na madrugada de Segunda Feira, 17 de Fevereiro de 2025, aos 91 anos, conforme matéria da Agência Brasil; 


    O tenente-coronel da Polícia Militar Carlos Miranda, mais conhecido por protagonizar a série brasileira O Vigilante Rodoviário, na TV Tupi, morreu na madrugada desta segunda-feira (17) aos 91 anos.

    Miranda ficou nacionalmente conhecido ao interpretar o inspetor Carlos nesta série policial que foi exibida nos anos 60. A bordo de uma motocicleta Harley-Davidson ou de um Simca Chambord e sempre acompanhado do cão Lobo, o inspetor Carlos combatia o crime.

    “A série, exibida na década de 1960, tornou-se um marco na televisão brasileira, destacando os valores de justiça, bravura e dedicação ao serviço público. A relação entre o vigilante e o Lobo não apenas entretinha, mas também inspirava e educava o público sobre a importância da segurança e do policiamento nas rodovias", disse a Polícia Militar de São Paulo, em nota.

    "Além de seu sucesso na televisão, Carlos Miranda teve uma carreira distinta na Polícia Militar, alcançando a patente de tenente-coronel. Seu comprometimento e ética profissional o tornaram um exemplo a ser seguido por gerações de policiais rodoviários”, completou.

    O velório de Miranda será sendo realizado nesta tarde no Hall Monumental da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), a partir das 15h30. O velório será aberto ao público e ocorrerá até as 9h de amanhã (18). O corpo do ator será enterrado amanhã nesta terça-feira (18) no Mausoléu da Polícia Militar no Cemitério do Araçá, na capital paulista.

    * Fonte Agência Brasil;



    TUE Toshiba EFS FEPASA CPTM correndo o trecho Jurubatuba x Varginha

    TUE Toshiba EFS FEPASA CPTM correndo o trecho Jurubatuba x Varginha

    Neste vídeo gravado no início dos anos 2000 pelo preservacionista, Vanderlei Antonio Zago, temos a oportunidade de relembrar a Extensão Operacional "Provisória" (Jurubatuba - Interlagos - Grajaú - Varginha), implantada pela extinta FEPASA (Ferrovia Paulista S/A), nos anos noventa, mantida pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), até o início dos anos 2000.

    Nessa extensão rodavam os antigos Trens Elétricos (Toshiba), encomendados ao Japão pela Estrada de Ferro Sorocabana (EFS), na década de 1950, dos quais algumas unidades foram reformadas pela extinta FEPASA nos anos oitenta e noventa.


    TUEs Toshiba na Estação Jurubatuba (Foto; Vanderlei Antonio Zago)

    Estas Unidades Japonesas de Bitola Estreita (Métrica), operavam, tanto na extensão operacional Jurubatuba - Varginha, quanto na extensão de Itapevi - Amador Bueno.

    Os Toshibas rodaram também no extinto TIM (Trem Intra Metropolitano) entre Santos (Estação Ana Costa) e São Vicente (Estação Samaritá). Sendo que na baixada santista, por não haver eletrificação, estas unidades rodavam acopladas a Locomotivas Diesel que tracionavam as composições.

    A extensão provisória Jurubatuba - Varginha, foi desativada pela CPTM por volta de 2001, visto atos de vandalismo e a precariedade operacional na época.


    TUE Toshiba na Estação Varginha (Foto; Vanderlei Antonio Zago)

    Em 2021, o trecho entre a Estação Jurubatuba e a nova Estação Bruno Covas - Mendes Vila Natal, já estava modernizado, contendo as estações intermediárias, Autódromo, Primavera - Interlagos e Grajaú, sendo estas três inauguradas entre os anos de 2007 e 2008, operando em primeiro momento com Unidades de bitola larga de 3 e 4 carros e logo após, com trens de formação de oito carros, desde a Estação Osasco. Estando em faces de obras de modernização, o trecho até o bairro Varginha.

    (Filmagem de época, de autoria do preservacionista Vanderlei Antonio Zago)


    * Em 27 de Janeiro de 2025, com mais de dez anos de atraso, enfim foi entregue a nova Estação Varginha, a qual será operada também pela empresa Via Mobilidade do Grupo CCR, a operadora do serviço de Trens Metropolitanos das atuais Linhas 8 Diamante e 9 Esmeralda da CPTM, antigas Linhas Oeste e Sul do Metropolitano da extinta Fepasa, outrora Linhas Tronco e Ramal de Jurubatuba da antiga Sorocabana, respectivamente.

    Assim sendo, mais um trecho do Ramal de Jurubatuba foi modernizado e reativado no extremo sul paulistano, com a "promessa" da execução de estudos de viabilidade, para expansão do serviço de passageiros da atual Linha 9, até Parelheiros, região está que já foi atendida pelos Trens da antiga E. F. Sorocabana e posteriormente Fepasa, desde os idos de 1957, até por volta de 1976, época em que as primitivas estações e paradas dessa linha eram atendidas com horários fixos e espaçados, desde a Estação Júlio Prestes.

    Vídeo com imagens da nova estação Varginha (Canal Ferreo Cam)

    Trem alinhado na Estação Bruno Covas - Mendes Vila Natal, 
    com destino a Estação Varginha, em 27/01/2025. (Anderson A C)


    Nova Estação Varginha em 27/01/2025 (Anderson A C)


    Nova Estação Varginha em 27/01/2025 (Anderson A C)


    Nova Estação Varginha em 27/01/2025 (Anderson A C)


    Nova Estação Varginha em 27/01/2025 (Anderson A C)


    Nova Estação Varginha em 27/01/2025 (Anderson A C)


    Nova Estação Varginha em 27/01/2025 (Anderson A C)


    Nova Estação Varginha em 27/01/2025 (Anderson A C)




    ESTRADA DE FERRO - UM RECORTE NA HISTÓRIA DE MONGAGUÁ


    A HISTÓRIA DA FERROVIA EM MONGAGUA, NO LITORAL PAULISTA...

    Rico Documentário, contando a história da Ferrovia e a sua relação com o desenvolvimento da cidade de de Mongaguá, na Baixada Santista, com depoimentos por aqueles que vivenciaram os bons tempos, em que os Trens de Cargas e de Passageiros, corriam o então, Ramal de Juquiá.

    Parabéns aos que encabeçaram esse projeto, de extrema relevância, ao destacar a importância da Ferrovia na região. 

    Agradecimentos aos apoiadores/entidades/órgãos... que viabilizaram recursos, para a elaboração desse magnifico projeto.

    É um misto de satisfação e decepção;

    - Satisfação em vermos os depoimentos, das pessoas que vivenciaram os bons tempos do Trem, em Mongaguá.

    - Decepção, por vermos o estado de literal abandono em que esse ramal, se encontra, em pleno ano de 2025, em que estamos compartilhando esse vídeo, aqui no blog.

    - Abaixo a Descrição original do documentário, conforme postado no Youtube;

    UM DOCUMENTÁRIO DE LUCAS MIRANDA 

    PRODUÇÃO E DIREÇÃO JONAS SERRAS DE MORAIS 

    ROTEIRO, MONTAGEM E EDIÇÃO QUIÇÁ PRODUÇÕES 

    ENTREVISTAS E PESQUISAS JONAS DE MORAIS E QUIÇÁ PRODUÇÕES 

    CAPTAÇÃO DE IMAGENS DYEGO GONÇALVES, JÚLIO KOEMA E QUIÇÁ PRODUÇÕES 

    IDEALIZADOR: LUCAS MIRANDA 

    PRODUÇÃO: JONAS SERRAS DE MORAIS 

    COORDENAÇÃO: JONAS SERRAS DE MORAIS 

    DIREÇÃO DE ARTES: LUCAS MIRANDA 

    ROTEIRO: QUIÇÁ PRODUÇÕES 

    CINEGRAFISTA: DYEGO GONÇALVES 

    CINEGRAFISTA: DYEGO GONÇALVES 

    PESQUISA: LUCAS MIRANDA PESQUISA: JONAS SERRAS DE MORAIS 

    PESQUISA: QUIÇÁ PRODUÇÕES 

    MONTAGEM: QUIÇÁ PRODUÇÕES 

    EDIÇÃO: QUIÇÁ PRODUÇÕES 

    FINALIZAÇÃO: JÚLIO KOEMA 

    REVISÃO: BIANCA SEABRA LOPES 

    REVISÃO: JONAS DE MORAIS


    * Descrição com a histórico da Linha Santos - Juquiá, no Wikipédia; 


    O Projeto Rádio Trem, de cunho histórico - cultural, com o objetivo de recordar os bons tempos e parcelas da história do Trem, compartilha esse vídeo - documentário, para que mais pessoas, possam apreciar...

    Saudações Rádio - Ferroviárias!...

    MATERIA - FERROVIA E FUTEBOL


    FERROVIA E FUTEBOL

    Matéria de TV, "Grandes Momentos do Esporte", postada no Youtube pelo Canal Fábio Norberto - Reportagem, veiculada na Televisão, anos atrás... resgatando a ligação histórica entre a Ferrovia e o Futebol, destacando tradicionais Times, os quais originalmente eram formados por Ferroviários.

    Em um País onde o Futebol é a modalidade esportiva de maior destaque, poucos sabem de sua ligação direta com a Ferrovia. 
    Nesse sentido, o Projeto Rádio Trem, compartilha esse vídeo, para que mais pessoas possam apreciar...