- Estação Jutubaruba; http://estacoesferroviarias.com.br/j/jurubatuba.htm
- Parada Interlagos; http://estacoesferroviarias.com.br/i/interlagos-nov.htm
- Parada Grajaú; http://estacoesferroviarias.com.br/g/grajau.htm
- Parada Varginha; http://estacoesferroviarias.com.br/v/varginha.htm
Nessa extensão, rodavam os antigos Trens Unidades Elétricos (Toshiba), encomendados ao Japão pela Estrada de Ferro Sorocabana, na década de 1950, dos quais algumas composições, foram reformadas pela extinta FEPASA nos anos oitenta e noventa.
![]() |
| TUE Toshiba FEPASA na Parada Interlagos (Acervo; Rafael dos Santos) |
Essas Unidades Japonesas de bitola estreita (Métrica), operavam tanto na extensão Jurubatuba - Varginha, quanto na extensão Itapevi - Amador Bueno; http://estacoesferroviarias.com.br/a/ambueno.htm
Os Toshibas rodaram também no extinto TIM (Trem Intra - Metropolitano), entre Santos (Estação Ana Costa) e São Vicente (Estação Samaritá); https://pt.wikipedia.org/wiki/Trem_Intra_Metropolitano
"Na baixada santista, por não haver eletrificação, essas unidades rodavam acopladas a Locomotivas Diesel, que tracionavam as composições."
A Extensão Provisória Jurubatuba - Varginha, foi desativada pela CPTM em 2001, visto a precariedade operacional na época.
Em 2021, tanto o Ramal de Jurubatuba (Linha Sul do Trem Metropolitano, atual Linha 9 Esmeralda), quanto a Linha Tronco (Linha Oeste do Trem Metropolitano, atual 8 Diamante), foram repassadas a Concessionária Via Mobilidade do Grupo CCR/Motiva, que assumiu a operação das linhas da antiga Estrada de Ferro Sorocabana, posteriormente Fepasa e CPTM, na RMSP; https://trilhos.motiva.com.br/viamobilidade8e9
Em 2022, o trecho entre a Estação Jurubatuba e a nova Estação Bruno Covas - Mendes Vila Natal (inaugurada em 2021), já estava modernizado, com as novas estações, Autódromo (inaugurada em 2007), Primavera - Interlagos e Grajaú (inauguradas em 2008), sendo atendido pelos Trens de bitola larga do trecho principal da atual Linha 9 Esmeralda, com composições de oito carros, operando desde a Estação Osasco. Estando ainda em faces de obras de modernização, o trecho até o bairro Varginha.
Em 27 de Janeiro de 2025, após anos de atraso nas obras, as quais ainda encontravam-se em faces de conclusão, a exemplo do Terminal de Ônibus em anexo, que ainda se encontrava em faces iniciais de construção, foi inaugurada a nova Estação Varginha, no mesmo padrão das atuais estações metro ferroviárias do ramal, porém com operação assistida de Segunda a Sexta, entre 10h e 15h
Em 25 de Outubro de 2025, enfim a Estação Varginha passou a operar em horário integral, entre às 04h e Meia Noite, diariamente, no mesmo escopo das demais estações do ramal, com o Terminal de Ônibus Urbano anexo a essa estação, ainda em faces de obras de construção. Porem mesmo sem o serviço do Terminal de Ônibus, foi notada uma expressiva movimentação de passageiros desembarcando dos Trens neste primeiro dia de operação plena, sendo que a maioria dessas pessoas, se dirigiam para o Ponto de Parada de Ônibus da Avenida Paulo Guilguer Reimberg, do lado oposto de uma das saídas da estação, para acesso aos coletivos com destino aos bairros da região.
O restante do Ramal Ferroviário de Jurubatuba, no trecho entre os bairros Varginha, Parelheiros, Colônia Paulista e Evangelista de Souza, no entroncamento desse ramal com a Linha Mairinque - Santos, encontra-se desativado desde o início dos anos 2000.
![]() |
| Mapa das Linhas da Sorocabana/Fepasa no arredores da RMSP. (Acervo Site Novo Milênio) |
Existe a "ideia de projeto", de estender o serviço do Trem Metropolitano, até a região de Parelheiros, após o bairro Varginha. Projeto esse inclusive que constava no escopo das Linhas do Trem Metropolitano da FEPASA.
![]() |
| Projeção das Linhas do Trem Metropolitano na época da extinta FEPASA |
O Canal Férreo Cam, registra os créditos das imagens feitas no início dos anos 2000, ao Preservacionista, Vanderlei Antonio Zago, o qual cedeu gentilmente as mesma; @VanderleiAntonioZago
As imagens atuais (2025), foram gravadas com recurso de câmera de celular pelo Canal Férreo Cam @ferreocam1450
Saudações Ferroviárias!
Recordando Os Bons Tempos!



Nenhum comentário:
Postar um comentário