Cidade Dutra foi fechada por volta de 1976/77, época em que os Trens que operavam entre a Estação Júlio Prestes, na região central da cidade de São Paulo, Pinheiros, Santo Amaro, Interlagos, Parelheiros, Evangelista de Souza e o Litoral Sul Paulista, de passagem pelo Ramal de Jurubatuba, foram desativados pela extinta FEPASA (Ferrovia Paulista S/A), a estatal que incorporou desde o ano de 1971, os serviços da extinta Sorocabana e de outras companhias ferroviárias do estado de São Paulo. E desde o ano de 2007, tem situada ao seu lado, a Estação Autódromo da Linha 9 Esmeralda, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), operada atualmente pela concessionária Via Mobilidade.
Depois de décadas fechada, a Estação Cidade Dutra volta a receber passageiros, mesmo que de forma parcial e pontual, através de seu pátio, em Setembro de 2025, ocasião em que essa antiga parada de trens foi parcial e temporariamente reativada, para atender a operação diferenciada aos passageiros que optam pelo serviço "Trem Expresso", em virtude ao evento The Town, realizado no Autódromo de Interlagos. Sendo implantada uma "Plataforma Provisória" em seu pátio, para desembarque/embarque desses passageiros.
Fica registrada a boa torcida para que, em momento oportuno, ocorra também a recuperação do prédio dessa antiga parada de trens, a única hoje ainda em existência, em moldes originais, das primitivas estações desse ramal, pelo seu inestimável valor histórico.
Recordando os Bons Tempos e
Parcelas da História do Trem
Nenhum comentário:
Postar um comentário