Letreiro Dinâmico

O PROJETO RÁDIO TREM, É DE CUNHO HISTÓRICO CULTURAL E TEM POR OBJETIVO, RECORDAR OS BONS TEMPOS E PARCELAS DA HISTÓRIA DO TREM. "ESTE BLOG É UM COMPLEMENTO DO WEB SITE PRINCIPAL." AGRADECEMOS A SUA COMPANHIA!

PLAYER RÁDIO TREM

Mensagem de Texto

(Pressione o botão PLAY para reproduzir a rádio, caso não toque automaticamente)

PASSADO E PRESENTE NA MESMA LINHA

 

TUE ALSTOM Série 8900 de passagem pela antiga Estação Cidade Dutra (Foto; Jean Carlos)

PASSADO E PRESENTE NA MESMA LINHA... 

Assim podemos descrever essa bela imagem, de autoria de Jean Carlos, registrada em Junho de 2023, a partir da cabeceira da plataforma da Estação Autódromo, do momento da passagem da mais nova composição de Trens Metropolitanos da Grande São Paulo, um Alstom Série 8900 (Frota A) da concessionária Via Mobilidade, atual operadora da Linha 9 Esmeralda da CPTM, quando de sua passagem pela antiga Estação Cidade Dutra do Ramal de Jurubatuba, da então Estrada de Ferro Sorocabana, construída na época da implantação dessa linha, na década de 1950. A época, com a finalidade de encurtar a distância percorrida pelos trens da EFS, entre a capital e o litoral sul paulista.

* CIDADE DUTRA, esteve operacional até meados da década de 1970, atendendo aos Trens de Passageiros Urbanos e de Longo Percurso, provenientes da Estação Júlio Prestes, na região central da cidade de São Paulo, com destino a região de Parelheiros no extremo sul paulistano e baixada santista. 

A mesma foi desativada por volta de 1976/77, quando na época a então FEPASA (Ferrovia Paulista S/A), sucessora da Estrada de Ferro Sorocabana e de outras companhias ferroviárias do estado, suspendeu os serviços de passageiros entre a capital e o litoral. Ficando o Ramal de Jurubatuba operacional, apenas para a passagem dos Trens Cargueiros que operavam entre a RMSP e o Porto de Santos. 

Na antiga parada de Trens, desde a sua desativação, até o final dos anos noventa/comecinho dos anos dois mil, residia um senhor que, conforme descrição na página dessa estação no Site Estações Ferroviárias, era funcionário da antiga Sorocabana, o qual mesmo depois de aposentado de seu ofício ferroviário, permaneceu morando e por consequência zelando a antiga estação. Sendo muito por este empenho, o motivo da existência da mesma.  

Após a saída do antigo ferroviário, da velha estação, a mesma permaneceu fechada por um tempo... mas ainda no começo dos anos dois mil, com o início das obras de modernização do trecho do ramal, entre a estação Jurubatuba e o bairro Grajaú, para a expansão dos serviços do Trem Metropolitano da atual Linha 9, a antiga Estação Cidade Dutra serviu como alojamento/base para operários, materiais e maquinários, utilizados nessa empreitada.

Em 2007, após a inauguração da "nova vizinha", a atual Estação Autódromo, a antiga Estação Cidade Dutra voltou a ficar fechada e sem ocupação, por parte da Cia Paulista de Trens Metropolitanos, caindo  no "esquecimento", passando a resistir ao tempo, por "conta própria".

A antiga parada de Trens, poderia ter sido inclusa no pacote de obras de modernização, com vistas a sua recuperação, para a implantação por exemplo, de um "Museu Ferroviário" e ou "Espaço Cultural", que viesse a resgatar a história do Ramal de Jurubatuba, o qual já foi considerado a 2º ligação ferroviária direta, entre a capital e baixada Santista, depois da Estrada de Ferro Santos a Jundiaí, que é a 1º Ferrovia do Estado de São Paulo.

O tempo passa e a antiga Estação Cidade Dutra, continua "assistindo" a passagem dos atuais Trens Metropolitanos. Mas infelizmente, não se tem conhecimento de nenhuma ação, pela sua preservação. 

Cidade Dutra é hoje a única estação antiga do Ramal de Jurubatuba, em faces originais, ainda em existência. 

A outra de mesma época, ainda existente, é a que leva o nome do ramal ferroviário (JURUBATUBA). Entretanto esta, passou ao longo dos anos por diversas reformas e ampliações, sendo hoje uma das estações do padrão metro ferroviário dessa linha.

Parabéns ao Jean Carlos, um dos colaboradores do Portal MetrôCPTM, por este belo registro de imagem.

Anderson A C - Projeto Rádio Trem


Nenhum comentário:

Postar um comentário