 |
TUE`s (Trens Unidades Elétricos) MAFERSA Série - 1700 da CPTM, na Estação Luz, em São Paulo.
(Foto; Adriano Alexandrino) |
O MAFERSA 1700, DA LINHA SANTOS - JUNDIAÍ, VAI DEIXAR SAUDADES!...
- Relato de Adriano Alexandrino, em sua postagem na Rede Social Facebook;
" Depois de 30 anos é a vez dos trens série 1700 sair de cena.
Fabricados pela Marfesa com sistemas elétricos da Hitachi , foi a série com mais força de tração que existiu na CPTM até a chegada dos trens mais modernos.
De 2012 até 2017. Foram muitas viagens da luz até Jundiaí E de Jundiaí até a Luz. Com um som forte é um trem que vencia fácil a subida da linha 7.
Fica aqui minha lembrança de uma das muitas viagens que fiz com esses trem fica devendo uma viagem de despedida como foi o companheiro 1100 e torço pela preservação dessa de uma das séries que deixa saudades. "
Na última semana de Junho, deste 2019, as últimas composições dos Trens da Série 1700 da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), deixaram de circular na atual Linha 7 Rubi, por conta da aquisição de novas frotas de Trens Urbanos, pela referida estatal.
Tido como uma das MELHORES SÉRIES DE TRENS DA CPTM, os
1700, como eram chamados e classificados, foram fabricados pela extinta MAFERSA (Material Ferroviário S/A), na década de oitenta. Sendo entregues originalmente como
Série 700, para a divisão Paulista da então CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), a partir de 1987, para operação no trecho metropolitano da Estrada de Ferro Santos a Jundiaí, na Grande São Paulo.
 |
TUEs MAFERSA Série 700 da então CBTU, em faces de produção fabril, na década de oitenta.
(Créditos da imagem, constam na mesma) |
Estas composições sempre circularam, tanto entre a cidade de São Paulo (Estação Luz) e o trecho do ABC Paulista (São Caetano, Santo André, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra...), quanto entre a Luz, Francisco Morato e Jundiaí.
 |
Composição de 08 Carros do Mafersa Série 700 da CBTU, de passagem pelo trecho da Barra Funda.
(Créditos da Imagem, constam na mesma.) |
Na década de noventa, com a incorporação das linhas da divisão Paulista da CBTU, pelo GESP, através da então recém criada CPTM, a Série 700, passou a ser a Série 1700, continuando a operar na Santos a Jundiaí, nos últimos tempos exclusivamente na atual Linha 7 Rubi, atendendo aos passageiros do trecho de Pirituba, Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato e Jundiaí.
Estes Trens sempre apresentaram bons índices operacionais, ao longo de sua vida útil. Passando no decorrer dos anos por algumas melhorias e modernizações, em seus sistemas eletromecânicos e pneumáticos.
Os 1700 poderiam rodar tranquilamente por mais tempo ainda, se passassem por uma revisão geral de seus componentes e recebessem a instalação do sistema de Ar Condicionado em seus carros, a exemplo do que ocorreu com Trens desta mesma série, que foram modernizados e continuaram em operação, no Sistema de Trens Urbanos do Rio de Janeiro...
Afinal é um Trem não tão velho ainda, considerando que a expectativa de vida útil do material rodante ferroviário, com a devida manutenção, é de (50) cinquenta anos.
... mas por conta da aquisição de novos Trens, a opção da Paulista CPTM, foi a desativação e baixa total dessa série.
 |
TUE Hyundai Rotem - Série 9500, Início da Operação:2017. Origem:Coréia do Sul/Brasil. Atualmente são esses Trens Coreanos Série 9500, que operam na Linha 7 Rubi, até F. Morato Jundiaí. (Imagem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM) |
Os 1700 cumpriram bem o seu papel, deixando um legado positivo de uma época em que ainda se fabricavam "materiais duráveis", atestando a qualidade dos Trens produzidos pela nossa brasileira
MAFERSA - Material Ferroviário Sociedade Anônima, extinta/liquidada na década de noventa.
 |
TUE MAFERSA - Série 1700, de passagem pelo Túnel de Botujuru, na Linha Jundiaí, a Linha 7 Rubi da CPTM.
(Acervo do acervo de Denis Castro - Paparazzi Ferroviário) |
Parabéns ao corpo de manutenção das oficinas da CBTU/CPTM, por manter a frota 1700, em boas condições operacionais, no tempo em que prestaram serviço a população paulista!
Anderson A. C. - Projeto Rádio Trem
Veja também;
* Matéria a respeito do Mafersa 700/1700 pelo
Wikipédia.
* Matéria a respeito do Mafersa 700/1700 por Denis Castro (
Paparazzi Ferroviário).
* Matéria a respeito do Mafersa 700/1700 por
CPTM em Foco.