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Feliz Páscoa

Feliz Páscoa

O TUE MAFERSA - 1700, DA LINHA SANTOS - JUNDIAÍ.

TUE`s (Trens Unidades Elétricos) MAFERSA Série - 1700 da CPTM, na Estação Luz, em São Paulo.
(Foto; Adriano Alexandrino)
 O MAFERSA 1700, DA LINHA SANTOS - JUNDIAÍ, VAI DEIXAR SAUDADES!... 

- Relato de Adriano Alexandrino, em sua postagem na Rede Social Facebook; 

" Depois de 30 anos é a vez dos trens série 1700 sair de cena.
Fabricados pela Marfesa com sistemas elétricos da Hitachi , foi a série com mais força de tração que existiu na CPTM até a chegada dos trens mais modernos.
De 2012 até 2017. Foram muitas viagens da luz até Jundiaí E de Jundiaí até a Luz. Com um som forte é um trem que vencia fácil a subida da linha 7. 
Fica aqui minha lembrança de uma das muitas viagens que fiz com esses trem fica devendo uma viagem de despedida como foi o companheiro 1100 e torço pela preservação dessa de uma das séries que deixa saudades. " 


Na última semana de Junho, deste 2019, as últimas composições dos Trens da Série 1700 da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), deixaram de circular na atual Linha 7 Rubi, por conta da aquisição de novas frotas de Trens Urbanos, pela referida estatal.

Tido como uma das MELHORES SÉRIES DE TRENS DA CPTM, os 1700, como eram chamados e classificados, foram fabricados pela extinta MAFERSA (Material Ferroviário S/A), na década de oitenta. Sendo entregues originalmente como Série 700, para a divisão Paulista da então CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), a partir de 1987, para operação no trecho metropolitano da Estrada de Ferro Santos a Jundiaí, na Grande São Paulo.

TUEs MAFERSA Série 700 da então CBTU, em faces de produção fabril, na década de oitenta.
(Créditos da imagem, constam na mesma)
Estas composições sempre circularam, tanto entre a cidade de São Paulo (Estação Luz) e o trecho do ABC Paulista (São Caetano, Santo André, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra...), quanto entre a Luz, Francisco Morato e Jundiaí.

Composição de 08 Carros do Mafersa Série 700 da CBTU, de passagem pelo trecho da Barra Funda.
(Créditos da Imagem, constam na mesma.)
Na década de noventa, com a incorporação das linhas da divisão Paulista da CBTU, pelo GESP, através da então recém criada CPTM, a Série 700, passou a ser a Série 1700, continuando a operar na Santos a Jundiaí, nos últimos tempos exclusivamente na atual Linha 7 Rubi, atendendo aos passageiros do trecho de Pirituba, Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato e Jundiaí.

Estes Trens sempre apresentaram bons índices operacionais, ao longo de sua vida útil. Passando no decorrer dos anos por algumas melhorias e modernizações, em seus sistemas eletromecânicos e pneumáticos.

Os 1700 poderiam rodar tranquilamente por mais tempo ainda, se passassem por uma revisão geral de seus componentes e recebessem a instalação do sistema de Ar Condicionado em seus carros, a exemplo do que ocorreu com Trens desta mesma série, que foram modernizados e continuaram em operação, no Sistema de Trens Urbanos do Rio de Janeiro...

Afinal é um Trem não tão velho ainda, considerando que a expectativa de vida útil do material rodante ferroviário, com a devida manutenção, é de (50) cinquenta anos.

... mas por conta da aquisição de novos Trens, a opção da Paulista CPTM, foi a desativação e baixa total dessa série.

TUE Hyundai Rotem - Série 9500, Início da Operação:2017. Origem:Coréia do Sul/Brasil.
Atualmente são esses Trens Coreanos Série 9500, que operam na Linha 7 Rubi, até F. Morato Jundiaí.
(Imagem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM) 
Os 1700 cumpriram bem o seu papel, deixando um legado positivo de uma época em que ainda se fabricavam "materiais duráveis", atestando a qualidade dos Trens produzidos pela nossa brasileira MAFERSA - Material Ferroviário Sociedade Anônima, extinta/liquidada na década de noventa.

TUE MAFERSA - Série 1700, de passagem pelo Túnel de Botujuru, na Linha Jundiaí, a Linha 7 Rubi da CPTM.
(Acervo do acervo de Denis Castro - Paparazzi Ferroviário)
Parabéns ao corpo de manutenção das oficinas da CBTU/CPTM, por manter a frota 1700, em boas condições operacionais, no tempo em que prestaram serviço a população paulista!

Anderson A. C. - Projeto Rádio Trem

Veja também;

* Matéria a respeito do Mafersa 700/1700 pelo Wikipédia.

* Matéria a respeito do Mafersa 700/1700 por Denis Castro (Paparazzi Ferroviário).

* Matéria a respeito do Mafersa 700/1700 por CPTM em Foco.


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