TUE`s (Trens Unidades Elétricos) MAFERSA Série - 1700 da CPTM, na Estação Luz, em São Paulo. (Foto; Adriano Alexandrino) |
O MAFERSA 1700, DA LINHA SANTOS - JUNDIAÍ, VAI DEIXAR SAUDADES!...
- Relato de Adriano Alexandrino, em sua postagem na Rede Social Facebook;
" Depois de 30 anos é a vez dos trens série 1700 sair de cena.
Fabricados pela Marfesa com sistemas elétricos da Hitachi , foi a série com mais força de tração que existiu na CPTM até a chegada dos trens mais modernos.De 2012 até 2017. Foram muitas viagens da luz até Jundiaí E de Jundiaí até a Luz. Com um som forte é um trem que vencia fácil a subida da linha 7.
Fica aqui minha lembrança de uma das muitas viagens que fiz com esses trem fica devendo uma viagem de despedida como foi o companheiro 1100 e torço pela preservação dessa de uma das séries que deixa saudades. "
Tido como uma das MELHORES SÉRIES DE TRENS DA CPTM, os 1700, como eram chamados e classificados, foram fabricados pela extinta MAFERSA (Material Ferroviário S/A), na década de oitenta. Sendo entregues originalmente como Série 700, para a divisão Paulista da então CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), a partir de 1987, para operação no trecho metropolitano da Estrada de Ferro Santos a Jundiaí, na Grande São Paulo.
TUEs MAFERSA Série 700 da então CBTU, em faces de produção fabril, na década de oitenta. (Créditos da imagem, constam na mesma) |
Composição de 08 Carros do Mafersa Série 700 da CBTU, de passagem pelo trecho da Barra Funda. (Créditos da Imagem, constam na mesma.) |
Estes Trens sempre apresentaram bons índices operacionais, ao longo de sua vida útil. Passando no decorrer dos anos por algumas melhorias e modernizações, em seus sistemas eletromecânicos e pneumáticos.
Os 1700 poderiam rodar tranquilamente por mais tempo ainda, se passassem por uma revisão geral de seus componentes e recebessem a instalação do sistema de Ar Condicionado em seus carros, a exemplo do que ocorreu com Trens desta mesma série, que foram modernizados e continuaram em operação, no Sistema de Trens Urbanos do Rio de Janeiro...
Afinal é um Trem não tão velho ainda, considerando que a expectativa de vida útil do material rodante ferroviário, com a devida manutenção, é de (50) cinquenta anos.
... mas por conta da aquisição de novos Trens, a opção da Paulista CPTM, foi a desativação e baixa total dessa série.
TUE MAFERSA - Série 1700, de passagem pelo Túnel de Botujuru, na Linha Jundiaí, a Linha 7 Rubi da CPTM. (Acervo do acervo de Denis Castro - Paparazzi Ferroviário) |
Anderson A. C. - Projeto Rádio Trem
Veja também;
* Matéria a respeito do Mafersa 700/1700 pelo Wikipédia.
* Matéria a respeito do Mafersa 700/1700 por Denis Castro (Paparazzi Ferroviário).
* Matéria a respeito do Mafersa 700/1700 por CPTM em Foco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário