Letreiro Dinâmico

O PROJETO RÁDIO TREM, É DE CUNHO HISTÓRICO CULTURAL E TEM POR OBJETIVO, RECORDAR OS BONS TEMPOS E PARCELAS DA HISTÓRIA DO TREM. "ESTE BLOG É UM COMPLEMENTO DO WEB SITE PRINCIPAL." AGRADECEMOS A SUA COMPANHIA!

PLAYER RÁDIO TREM

Mensagem de Texto

(Pressione o botão PLAY para reproduzir a rádio, caso não toque automaticamente. Clique na Barrinha Vertical dentro do player para ajustar o volume)

História Estação de Guaianazes - Laércio Dart


ESTAÇÃO GUAIANAZES - EFCB/RFFSA/CBTU/CPTM

A história da Estação Guaianazes na Linha Tronco Leste, atual Linha 11 da CPTM, no Extremo Leste Paulistano, contada pelo amigo e historiador, Laércio Dart, em seu Canal Resgatando a História.

O Projeto Rádio Trem, compartilha para que mais pessoas possam rememorar e ou conhecer mais essa importante parcela da história do Trem.

Veja também a história da Estação Guaianazes, no Site Estações Ferroviárias do Brasil;

- GUAIANAZES (CENTRAL) VELHA.

- GUAIANAZES (CPTM) NOVA.

Saudações Ferroviárias!

Trem Turístico Jureia


DOS BONS TEMPOS DA EXTINTA FEPASA!... 

Trem de Passageiros de cunho Turístico, realizado pela Pettena Tur (Coronel Petenna), através da extinta FEPASA, entre Campinas e Peruíbe, nos idos de 1995.

Partindo Sábado pela manhã, de Campinas, o Trem seguia pela Linha que passa pela região de Itu, Mairinque, Aldeinha (Itapecerica da Serra), Embu Guaçu, Evangelista de Souza, descendo a serra do mar, até chegar em Samaritá (São Vicente), 
onde seguia de passagem pelos balneários das cidades de Praia Grande, Mongaguá e Itanhaém, até o destino (Peruíbe).

No Domingo, no retorno para Campinas, voltava de passagem pelo Litoral Sul, subindo a Serra até Evangelista de Souza. Só que eventualmente, ao invés de voltar pela Linha de Embu Guaçu, entrava no Ramal de Jurubatuba (atual Linha 9 Esmeralda do Trem Metropolitano), passando pela região de Interlagos e todo o trecho em paralelo a Marginal Pinheiros, até Osasco, onde entrava na Linha Tronco (atual Linha 8 Diamante), passando por Barueri, Itapevi, São Roque, até chegar em Mairinque, onde então entrava novamente na Linha que passa pela região de Itu, até atingir o destino final (Campinas).

Linhas da E. F. Sorocabana/Fepasa ao redor da RMSP.

Notar que estamos "a bordo desse Trem" no ano de 1995, época em que era possível uma viagem desta magnitude.

Malha da FEPASA - Ferrovia Paulista S/A.

Hoje em pleno Novembro de 2024, às vésperas já de 2025, época em que estamos publicando esse vídeo aqui no blog, não temos mais essa possibilidade.

A Linha do Litoral Sul, está totalmente abandonada, desde o início dos anos 2000.

O Ramal de Jurubatuba, totalmente abandonado entre Evangelista de Souza e Varginha, na região de Parelheiros, extremo da Zona Sul.

A Linha Tronco (Linha 8 Diamante), totalmente abandonada entre Amador Bueno (Itapevi) e Mairinque.

Resta apenas a Linha entre Campinas, Mairinque, Evangelista de Souza e a Raiz da Serra (Atual Corredor Ferroviário de Exportações) onde correm os Trens de Cargas, que seguem ao Porto de Santos, de passagem pela  linha de interligação na baixada com a linha que passa pela cidade de Cubatão.

Porém uma Viagem em um Trem de Passageiros de Longo Percurso (Fretado) como esse, pode-se dizer que "nunca mais".

Esse vídeo, vale a pena ser assistido em Tela Grande. 📺 🚆

"Pegue o Guaraná, a Pipoca e Boa Viagem!..."

* Vídeo Documentário produzido no ano de 1995 pela Jornalista Dedé Amaral.

Imagens e edição; Ginel Flores

Parabéns ao Canal Ginel Flores, pela postagem.

Saudações Ferroviárias!