Letreiro Dinâmico

O PROJETO RÁDIO TREM, É DE CUNHO HISTÓRICO CULTURAL E TEM POR OBJETIVO, RECORDAR OS BONS TEMPOS E PARCELAS DA HISTÓRIA DO TREM. "ESTE BLOG É UM COMPLEMENTO DO WEB SITE PRINCIPAL." AGRADECEMOS A SUA COMPANHIA!

PLAYER RÁDIO TREM

Mensagem de Texto

(Pressione o botão PLAY para reproduzir a rádio, caso não toque automaticamente)

Feliz Páscoa

Feliz Páscoa

OpenBve Linha 9. Extensão Operacional Linha Sul Varginha - Jurubatuba, na RMSP.


VÍDEO DO GAME OPENBVE, DA EXTINTA EXTENSÃO OPERACIONAL JURUBATUBA - VARGINHA, DA ENTÃO LINHA SUL, ATUAL LINHA 9 ESMERALDA, NA RMSP.

E você... lembra da Extensão Operacional Jurubatuba - Varginha, da então Linha Sul do Trem Metropolitano (Osasco - Jurubatuba) da extinta Fepasa, posteriormente Linha C - Celeste da CPTM, atual Linha 9 Esmeralda da CPTM/Via Mobilidade?!?...

Aqueles que residem/residiam e ou transitavam pela região de Interlagos, na Zona Sul da cidade de São Paulo, na década de noventa... certamente se lembram do "Trenzinho do Varginha" como popularmente era chamado, que operava em horários de intervalos mais espaçados, no trecho entre a Estação Jurubatuba e o Bairro Varginha, no Extremo Sul Paulistano. 

A então chamada "Extensão Operacional Provisória", implantada pela Fepasa, aproveitava a estrutura rustica do Ramal Ferroviário de Jurubatuba, em via singela (apenas uma linha) em bitola métrica (distância de um metrô entre trilhos), para além da Estação Jurubatuba, onde foram implantadas três Paradas, assim denominadas; INTERLAGOSGRAJAÚ E VARGINHA

Foto do Acervo de Rafael dos Santos Silva, postada no Site Estações Ferroviárias

A época, operavam os TUEs (Trens Unidades Elétricos) TOSHIBA, fabricados no Japão nos idos de 1958, para a antiga Estrada de Ferro Sorocabana. Os quais posteriormente foram reformados e repaginados nas oficinas da extinta Fepasa nos "anos 80", para a operação da Extensão Operacional da então Linha Oeste (Atual Linha 8 Diamante), entre Itapevi e Amador Bueno, na Grande São Paulo. Dos quais algumas unidades, passaram a operar na década de noventa, também na extensão de Varginha.

Nesta época, os Trens Metropolitanos de Bitola Larga (1,60 entre trilhos), operavam de Osasco até a Estação Jurubatuba, trecho duplicado na década de oitenta (duas linhas). Sendo que o ramal, da estação Jurubatuba, até Evangelista de Souza, no entroncamento com a Linha Mairinque - Santos, era em via singela de bitola estreita, onde corriam até então, apenas os Trens de Cargas, rumo ao Porto de Santos.

Aproveitando essa estrutura, foi implantada a extensão Varginha, com simples Paradas de Trens, que compreendiam apenas em plataformas construídas em madeira, com linha de desvio, para o cruzamento dos Trens, para o atendimento do serviço de passageiros, ao extremo sul.

A Extensão Operacional Jurubatuba - Varginha, operou até por volta do ano de 2001. Sendo desativada pela então Cia Paulista de Trebs Metropolitanos CPTM, que assumiu a operação de Trens Urbanos da Região Metropolitana Paulista, nos anos noventa. 

Na época, comentava-se que, o motivo da desativação, eram atos de vandalismo no trecho, que tinha também uma operação "a quem do ideal".

Atualmente (2022) a Linha 9 Esmeralda opera com Trens Metropolitanos de Oito Carros, de bitola larga, entre Osasco e a nova Estação Vila Natal. Estando em faces de obras de modernização, o trecho entre Vila Natal e Varginha. 

Mas para lembrar a época dessa antiga extensão, o pessoal do OpenBve, desenvolveu um game, onde é possível simular a operação do antigo Trenzinho do Varginha.  

Cleber Carvalho e demais amigos desenvolvedores, trabalharam, com muita criatividade, no desenvolvimento desse projeto, o qual compartilhamos aqui no blog, para que você possa assistir ao vídeo

* Abaixo os links do OpenBve, conforme a descrição do vídeo no youtube; 



Parabenizamos os desenvolvedores do OpenBve, por esta criação, que resgata, em forma de game, uma parcela da história do Ramal de Jurubatuba, em Interlagos e região.


* Texto: Anderson A Conte - Idealizador do Projeto Rádio Trem 

Nenhum comentário:

Postar um comentário