(Foto de João Rodrigues)
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Postada por João Rodrigues, na comunidade do Facebook Memória Paulista - Fotos antigas de
São Paulo e suas cidades;
“Pessoal, encontrei esses trilhos de um
ramal industrial na Rua Emílio Goeldi, próximo ao número 91. Fica ao lado da
atual Linha 7 Rubi da CPTM. Alguém sabe a que indústria atendia? E quando foi
desativado?”
... em
relação a ESSE desvio, não sabemos informar. Mas, segundo comentário postado por Thomas Corrêa, segue a informação;
“Essa
linha cruzava a rua Emílio Goeldi, atendia dois armazéns do qual ela passava
entre eles (hoje um lado é um condomínio de apartamentos), seguia em frente,
cruzava a rua Batalha do Pirajá, e passava no meio de dois outros galpões. A
ponta dela era quase na Ermano Marchetti. Dá pra ver o traçado pelo Google
Earth.”
Hoje... a
maioria dessas antigas empresas, que geravam produção e empregos diretos, dentro da cidade, mudaram suas instalações, para outras localidades, ou mesmo encerraram suas atividades..
Os seus pátios/terrenos, atualmente, estão vazios, ou em faces de ocupação por "Torres de Apartamentos", das grandes incorporadoras de empreendimentos imobiliários.
Os seus pátios/terrenos, atualmente, estão vazios, ou em faces de ocupação por "Torres de Apartamentos", das grandes incorporadoras de empreendimentos imobiliários.
Mas o leito "corredor", desse ramal, ainda está lá, "entre os muros dos novos
prédios".
Na Rua Fortunato Ferraz, metros antes da esquina, com a Avenida Raimundo
Pereira de Magalhães, os Trilhos desse Ramal Industrial, em Bitola Mista (Métrica e Larga) inclusive, ainda estão lá!..
UM “ERRO...” A CIDADE TER DEIXADO SE PERDER UMA LOGÍSTICA, QUE JÁ ESTAVA PRONTA E
FUNCIONAL...
... ONDE
AS EMPRESAS, EM BOA PARTE, RECEBIAM/DESPACHAVAM O "GROSSO" DE SUAS
DEMANDAS DE CARGAS, VIA TREM, DENTRO DA CIDADE. FAZENDO APENAS A DISTRIBUIÇÃO,
POR CAMINHÕES.
A cidade
de São Paulo, já teve inúmeras empresas que, não por um acaso, instaladas ao
lado das antigas Estradas de Ferro, Sorocabana, Santos a Jundiaí e Central do Brasil, nos bairros de Jurubatuba em Santo Amaro, Jaguaré, Lapa, Água Branca, Barra Funda, Brás, Belém, Mooca, Ipiranga...
... eram
atendidas por Trens de Cargas, com desvios industriais que saiam da linha principal, destas
ferrovias, para que os vagões pudessem adentrar os pátios dessas empresas...
“Até
mesmo o Ceagesp (CEASA) na Zona Oeste, recebia parte de suas Mercadorias, via
Trem...”
Hoje, praticamente
TUDO que chega para o abastecimento da Capital e Grande SP, chega por
Caminhões, modal esse que por sua vez, tem “horários restritos” para
circulação, no viário da cidade.
“SERÁ
QUE REALMENTE EVOLUÍMOS NA LOGÍSTICA DE CARGAS, NA CAPITAL E RMSP, AO
DESCARTARMOS O ATENDIMENTO DO SERVIÇO FERROVIÁRIO?!...”
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