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OS DESVIOS FERROVIÁRIOS INDUSTRIAIS, QUE A CIDADE DE SÃO PAULO, “PERDEU”...

(Foto de João Rodrigues)

- Imagem Postada por João Rodrigues, na comunidade do Facebook Memória Paulista - Fotos antigas de São Paulo e suas cidades;

“Pessoal, encontrei esses trilhos de um ramal industrial na Rua Emílio Goeldi, próximo ao número 91. Fica ao lado da atual Linha 7 Rubi da CPTM. Alguém sabe a que indústria atendia? E quando foi desativado?”

... em relação a ESSE desvio, não sabemos informar. Mas, segundo comentário postado por Thomas Corrêa, segue a informação;


“Essa linha cruzava a rua Emílio Goeldi, atendia dois armazéns do qual ela passava entre eles (hoje um lado é um condomínio de apartamentos), seguia em frente, cruzava a rua Batalha do Pirajá, e passava no meio de dois outros galpões. A ponta dela era quase na Ermano Marchetti. Dá pra ver o traçado pelo Google Earth.”

Então, aproveitando o ensejo, da referida postagem, lembramos que, na Vila Anastácio (Região do bairro da Lapa), nas Ruas Bartolomeu Paes e Fortunato Ferraz, também se vê os resquícios dos Trilhos, de outro Ramal Industrial, que se iniciava no Pátio/Estação Domingos de Moraes da antiga E. F. Sorocabana/Fepasa (Atual Linha 8 Diamante da CPTM), que passava "por dentro" do pátio da  empresa Sadia (já inexistente no local) e atravessava as ruas citadas e seus quarteirões, para atendimento de diversas empresas, que durante anos, ali estiveram instaladas; 





Hoje... a maioria dessas antigas empresas, que geravam produção e empregos diretos, dentro da cidade, mudaram suas instalações, para outras localidades, ou mesmo encerraram suas atividades.. 

Os seus pátios/terrenos, atualmente, estão vazios, ou em faces de ocupação por "Torres de Apartamentos", das grandes incorporadoras de empreendimentos imobiliários.

Mas o leito "corredor", desse ramal, ainda está lá, "entre os muros dos novos prédios". 
Na Rua Fortunato Ferraz, metros antes da esquina, com a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, os Trilhos desse Ramal Industrial, em Bitola Mista (Métrica e Larga) inclusive, ainda estão lá!..

UM “ERRO...”  A CIDADE TER DEIXADO SE PERDER UMA LOGÍSTICA, QUE JÁ ESTAVA PRONTA E FUNCIONAL...
... ONDE AS EMPRESAS, EM BOA PARTE, RECEBIAM/DESPACHAVAM O "GROSSO" DE SUAS DEMANDAS DE CARGAS, VIA TREM, DENTRO DA CIDADE. FAZENDO APENAS A DISTRIBUIÇÃO, POR CAMINHÕES.

A cidade de São Paulo, já teve inúmeras empresas que, não por um acaso, instaladas ao lado das antigas Estradas de Ferro, Sorocabana, Santos a Jundiaí e Central do Brasil, nos bairros de Jurubatuba em Santo Amaro, Jaguaré, Lapa, Água Branca, Barra Funda, Brás, Belém, Mooca, Ipiranga...       
... eram atendidas por Trens de Cargas, com desvios industriais que saiam da linha principal, destas ferrovias, para que os vagões pudessem adentrar os pátios dessas empresas...

“Até mesmo o Ceagesp (CEASA) na Zona Oeste, recebia parte de suas Mercadorias, via Trem...”

Hoje, praticamente TUDO que chega para o abastecimento da Capital e Grande SP, chega por Caminhões, modal esse que por sua vez, tem “horários restritos” para circulação, no viário da cidade.

“SERÁ QUE REALMENTE EVOLUÍMOS NA LOGÍSTICA DE CARGAS, NA CAPITAL E RMSP, AO DESCARTARMOS O ATENDIMENTO DO SERVIÇO FERROVIÁRIO?!...”

Anderson A. C. – Projeto Rádio Trem

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