(Imagem do acervo da Revista Ferroviária / Portal Onda Sul) |
A Com intuito, de
apresentar o levantamento e análise preliminar dos principais projetos que
serão priorizados na implantação e operação de uma nova estrutura ferroviária
em Minas Gerais. As propostas foram apresentadas no auditório do DER-MG, em
Belo Horizonte.
Foram elencadas 60
propostas, agrupadas por áreas temáticas. Assim sendo 23 de transporte
ferroviário regional de passageiros, 15 de transporte de cargas, 11 de
transporte turístico, 7 contornos e trechos urbanos e 4 plataformas logísticas.
As propostas foram
analisadas de forma multicriterial, levando em consideração a previsão de
implantação, a demanda potencial e a complexidade da implantação. A partir
dessa avaliação, foi criada uma hierarquia que servirá como orientação para
desenvolvimento dos projetos.
Propostas
Entre as propostas para o
transporte de cargas foram elencadas, entre outras, a ferrovia entre Unaí (MG)
e Anápolis (GO) e a reativação de linhas, como a ligação entre Itaú de Minas,
São Sebastião do Paraíso e Ribeirão Preto (SP).
Para o transporte de
passageiros, foram selecionados os trechos entre Divinópolis e Lavras, ligando
o Centro-Oeste ao Sul de Minas, Uberaba - Araxá - Ibiá (no Triângulo), a
ligação entre Belo Horizonte - Brumadinho e BH Eldorado, via Barreiro, entre outros.
Nos estudos para trens
turísticos serão objeto de estudo as ligações entre São Sebastião do Rio Verde
a Passa Quatro, Cataguases - Além Paraíba - Três Rios (RJ), além de nove outros
trechos.Também serão estudados, entre outros, projetos que contemplam
travessias urbanas, como o contorno de Montes Claros e o Ferroanel de Belo
Horizonte, entre Sarzedo / Betim e vetor norte da região metropolitana da
capital.
Entre os estudos que
envolvem plataformas logísticas estão a integração do Porto Seco do Sul de
Minas, em Varginha, ao ramal Varginha - Três Corações. Terminal Intermodal
rodo-hidro-ferroviário de cargas em Chaveslândia (município de Santa Vitória),
no Triângulo mineiro.
Multimodal
Uma das principais
premissas do PEF é que o conceito de multimodalismo seja valorizado como uma
solução para os gargalos logísticos, como explica o professor Paulo Resende da
FDC. "O Brasil não pode mais continuar com essa briga entre modais de
transporte. Não vamos usar o plano estratégico como instrumento de disputa, mas
sim como um instrumento de direção única, para o desenvolvimento das ferrovias
e dos modais de transporte em Minas Gerais".
Etapas
Estão previstos outros sete
encontros para apresentação e acompanhamento das próximas etapas dos estudos
elaborados pela FDC.
Todos os documentos
apresentados nas reuniões serão disponibilizados no site da Seinfra, bem como
as respostas enviadas pelos participantes e que serão respondidas pela equipe
técnica do PEF.
Fonte:
https://www.portalondasul.com.br/volta-do-trem-de-passa...
FEVEREIRO 2020 – FONTE/MATÉRIA; REVISTAFERROVIÁRIA.
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