Estação de trem reformada em Pires do Rio. (Foto: Reprodução) |
A Goiás Turismo e o Ministério Público de Goiás
(MP-GO) firmaram uma parceria para o fortalecimento do projeto Estrada de
Ferro, que criará uma rota turística pelos trilhos da região sudoeste de Goiás.
De acordo com o presidente da Goiás Turismo,
Fabrício Amaral, o Ministério Público pode ajudar como um "parceiro de
legitimidade". O presidente afirmou que as esferas estadual e federal do
órgão aprovaram o projeto e se dispuseram a ajudar.
"Quando apresentamos o projeto, os
promotores e procuradores ficaram encantados", disse Fabrício. "Tanto
o Ministério Público de Goiás quanto o Federal incorporaram uma comissão que
está trabalhando para o projeto, literalmente, entre nos trilhos".
A comissão, que também conta com a participação
do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), irá auxiliar
nas várias frentes de atuação que trabalham na iniciativa. "Existem
questões que os parceiros podem contribuir muito, como desapropriações, invasões,
manutenção do trem, entre vários outros interesses", disse o presidente.
A Estrada de Ferro;
O projeto para construção de um trem turístico
foi apresentado no final de janeiro deste ano. A ideia é incluir 14 municípios
da região sudoeste do estado. Bonfinópolis, Catalão, Goiandira, Ipameri,
Leopoldo de Bulhões, Orizona, Pires do Rio, Santa Cruz de Goiás, Silvânia,
Urutaí, Vianópolis, Senador Canedo, Caldazinha e os povoados de Ponte Funda e
Caraíba. Os municípios vão restaurar prédios históricos, além de instalar
sinalização e placas informativas.
Fabrício afirmou que, além do turismo, outras
áreas podem ser alavancadas com a iniciativa. "Em São Paulo temos
mini-cidades em volta das estações que geram emprego e renda para a população
local. São vários elementos de desenvolvimento que envolvem a estrada de
ferro".
A meta é assinar o termo de compromisso ainda em 2019 para os
trabalhos comecem no ano que vem. Um estudo de viabilidade econômica será
entregue a todos os prefeitos dos municípios envolvidos. Além disso, o plano é
reformar as últimas três estações que faltam para que o trem comece a rodar.
Fonte:
https://www.emaisgoias.com.br/estrada-de-ferro-goias-tu...
NOVEMBRO/2019 – REVISTA FERROVIÁRIA.
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