Antigos Bondes (Acervo Revista Ferroviária) |
Prefeitura encontra trilhos de bonde sob a
Avenida São João
O Vale do Anhangabaú,
no centro, passa por uma reforma com previsão de ficar pronta no ano que vem.
as obras foram suspensas brevemente em agosto por um pedido da Justiça após
queixas sobre a falta de debate público, mas logo acabaram retomadas - a
discussão ainda segue nos tribunais. Durante as escavações, a prefeitura
encontrou um caminho de vigas de ferro que serviu de passagem para bondes que
trafegaram por décadas na região mais movimentada da metrópole. Situações
semelhantes ocorreram em outros trabalhos de engenharia viária, como a
requalificação do Largo da Batata, em Pinheiros, e a construção da Linha
5-Lilás do metrô, na avenida Adolfo Pinheiro. após a recente descoberta, a
gestão do prefeito Bruno Covas determinou que os trilhos da avenida São João
fossem removidos - só uma pequena amostra será mantida para compor o acervo
arqueológico do local. Tudo é acompanhado de perto pelo Departamento do
Patrimônio Histórico (DPH).
O primeiro bonde da
cidade circulou em 1872 e fez o trajeto entre a rua do Carmo, na Sé, e a
estação da Luz, então um entreposto comercial que ligava o interior do estado
ao litoral. Na época, os veículos eram puxados por animais. Os primeiros
modelos elétricos surgiram em 1900, quando a São Paulo Tramway, Light &
Power Company, conhecida como Light, passou a ser a responsável por esse meio
de transporte, o mais rápido e moderno do período. ao todo, São Paulo chegou a
ter 700 quilômetros de trilhos de bonde, sete vezes mais que a atual malha do
metrô, de 96 quilômetros.
O reinado da Light
durou até 1947. Nesse ano, a gestão dos veículos ficou sob a responsabilidade da
então recém-criada Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC). a
degringolada desse tipo de condução teve como epílogo o ano de 1968. O veículo
a diesel prometia ir mais longe, chegar mais rápido e não causar transtornos
como descarrilamentos e panes elétricas. em 27 de março daquele ano, a viagem
final, entre a Vila Mariana e Santo Amaro, terminou com uma recepção de
milhares de pessoas.
Fonte:
https://vejasp.abril.com.br/blog/memoria/trilhos-bondes...
Nenhum comentário:
Postar um comentário