Letreiro Dinâmico

O PROJETO RÁDIO TREM, É DE CUNHO HISTÓRICO CULTURAL E TEM POR OBJETIVO, RECORDAR OS BONS TEMPOS E PARCELAS DA HISTÓRIA DO TREM. "ESTE BLOG É UM COMPLEMENTO DO WEB SITE PRINCIPAL." AGRADECEMOS A SUA COMPANHIA!

PLAYER RÁDIO TREM

Mensagem de Texto

(Pressione o botão PLAY para reproduzir a rádio, caso não toque automaticamente)

O PASSADO E O PRESENTE NA MESMA FOTO!...

Antiga Estação Cidade Dutra do Ramal de Jurubatuba da Estrada de Ferro Sorocabana, posteriormente FEPASA,
atual Linha 9 Esmeralda da CPTM, vista da plataforma da nova Estação Autódromo por Carlos R. Almeida, em 2018.

O PASSADO E O PRESENTE representados nessa bela foto registrada em 2018, por Carlos R. Almeida.

A Estação Cidade Dutra, atendia aos Trens de Passageiros de Longo Percurso que operavam entre a Estação Júlio Prestes, no centro da cidade de São Paulo e o Litoral Sul Paulista (Santos, São Vicente, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe). Além dos Trens Urbanos, que operavam entre a estação a Júlio Prestes e Cidade Dutra, com alguns horários indo até a estação de Colônia Paulista, na região de Parelheiros.

A mesma esteve operacional até o final da década de 1970 (77 / 79 ?!?...), quando a remodelação do Ramal de Jurubatuba pela então Fepasa (Ferrovia Paulista S/A), desativou o serviço de passageiros nessa linha, ficando a mesma operacional na época, apenas para Trens Cargueiros com origem / destino ao Porto Santista.

Desde a sua desativação, até o início dos anos 2000, nessa estação morou um senhor, que foi funcionário da E. F. Sorocabana / Fepasa e, mesmo aposentado de seus ofícios, permaneceu morando e guardando a mesma, até praticamente os seus últimos dias de vida. Sendo muito por esse motivo, que a mesma "resistiu" ao tempo.

Entre os anos de 2003, 2004 e 2008, a antiga estação Cidade Dutra e seu pátio foram usados como apoio/alojamento para operários, materiais e maquinários, das obras de construção da nova estação Autódromo e modernização do trecho entre as Estações Jurubatuba e Grajaú, da atual Linha 9 Esmeralda da CPTM. Mas infelizmente após a conclusão das obras, a antiga estação Cidade Dutra "caiu no esquecimento". Não sendo recuperada, com vistas a sua preservação, por ser a única das primitivas estações dessa linha, ainda em existência.

A mesma está (2019) dentro de área patrimonial da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, ao lado da nova Estação Autódromo, inaugurada em 2007, principalmente para facilitar o acesso do público que se desloca de outras regiões, aos eventos do Autódromo de Interlagos, a exemplo do GP Brasil de Fórmula - 1. Podendo ser vista a partir da nova estação, bem como de dentro dos Trens que passam a sua frente.

Infelizmente, sem os devidos cuidados de manutenção, a mesma vai se degradando a cada dia...

* Pesquisa e texto; Anderson A. C.

* Página da antiga Estação Cidade Dutra no site Estações Ferroviárias do Brasil;

* Blog Histórico da antiga Estação Cidade Dutra e Ramal de Jurubatuba;
http://antigaestacaocidadedutra.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário