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Publicidade de época da extinta Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima - RFFSA
(Divisão da Estrada de Ferro Santos a Jundiaí - EFSJ).
Assim era veiculado o Trem de Passageiros de Longo Percurso, que diariamente operava pela Estrada de Ferro Santos a Jundiaí - EFSJ, entre a Estação Luz em São Paulo e a Estação do Valongo em Santos, via Serra de Paranapiacaba.

"Na imagem, uma composição do TUD (Trem Unidade Diesel) dos famosos Trens Húngaros, adquiridos pela Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima - RFFSA, na década de 1970, inicialmente para operar o serviço Trem Rápido, entre o Rio de Janeiro e São Paulo.
Posteriormente os mesmos foram empregados por uma época no serviço de Longo Percurso entre São Paulo, Campinas e Rio Claro, bem como entre São Paulo e Santos."

Os Trens de Passageiros de Longo Percurso do estado de São Paulo, foram gradativamente sendo erradicados na década de 1990, por conta dos processos de Liquidação da RFFSA, iniciado nos idos de 1996 e da estatal FEPASA (Ferrovia Paulista S/A), esta liquidada e ou entregue a União em 1998.

"O último Trem Regular de Passageiros entre São Paulo (Estação Luz) e Santos, circulou em 1996. Estando a Estrada de Ferro Santos a Jundiaí atualmente (2018 / 19) operacional para alem dos quadrantes da RMSP, apenas para Trens Cargueiros, com origem / destino ao Porto de Santos."

Em épocas de Final de Ano, Carnaval e demais Feriados Prolongados, onde as "Rodovias" que fazem a ligação entre a Capital e o Litoral, ficam extremamente saturadas, com recorrentes congestionamentos que fazem com que uma simples viagem de cerca de uma hora de duração em média, seja feita em duas, três ou mais horas...  dependendo da demanda de veículos, lembramos que não vai longe o tempo em que tínhamos a BOA OPÇÃO de irmos até Santos, de Trem!...

"Opção essa que ERRONEAMENTE foi desativada pelos nossos gestores, por conta do processo de concessão e ou privatização da nossa Malha Ferroviária, nos anos noventa."

Atualmente o serviço regular de passageiros pela Estrada de Ferro Santos a Jundiaí, se restringe apenas aos Trens Metropolitanos da CPTM, que operam entre a cidade de São Paulo e os Municípios de Rio Grande da Serra (Linha 10) e Francisco Morato (Linha 7) na Grande São Paulo, esta com uma extensão operacional, que chega até a Cidade de Jundiaí.

Ironicamente o estado que sempre foi considerado a "Locomotiva do Brasil", não tem mais Trens de Passageiros regulares entre a capital e cidades do interior e até litoral.

ESPERAMOS QUE HAJA O BOM SENSO DOS NOSSOS GESTORES, PELA RETOMADA DESSE MODAL DE TRASPORTE, QUE TANTO NOS FAZ FALTA NOS DIAS DE HOJE!...

Equipe Projeto Rádio Trem

2 comentários:

  1. Não deviam acabar com os trens de longo percurso de passageiros no nosso estado, que é um dos mais desenvolvidos do país!
    Estamos nos sentindo como reféns do modal rodoviário com os seus constantes congestionamentos!
    Alguma coisa tem que ser feita!




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  2. Pertinente observação, caro Rodinei Silveira!

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