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A SERRA DO MAR (PARANAPIACABA), O OBSTÁCULO NATURAL, VENCIDO PELOS TRENS!

A The São Paulo Railway Company - SPR (1º Ferrovia do Estado de São Paulo), 
foi inaugurada em 16 de Fevereiro de 1867, ligando o Porto de Santos, a Cidade de São Paulo e a Cidade de Jundiaí.

Na época de sua construção, o objetivo principal era o de escoar a produção de cultivo do café, das fazendas do interior do estado, para as exportações no porto. E o maior obstáculo natural a ser vencido pelos Trens, sempre foi o trecho ferroviário da Serra do Mar, entre o Alto da Serra (Paranapiacaba) e Raiz da Serra (Piaçaguera / Cubatão).

Idealizada por Irineu Evangelista de Souza (Barão de Mauá), a Ferrovia foi viabilizada pelo capital de investidores Ingleses, que implantaram um Sistema de Cabos de Aço, denominado (Funicular), por onde, por meio de cabos que trabalhavam por sistema de roldanas e contrapeso entre Trens, as composições subiam / desciam a serra, engatados a estes cabos, movimentados por Casas de Máquinas Fixas, instaladas em Patamares, ao longo do trecho.

Machina Fixa no Alto da Serra, do Primeiro Sistema Funicular. Sistema esse com capacidade máxima de 60 Toneladas por Trem/viagem, entre os patamares da serra.
Passado um tempo, o 1º Sistema já não atendia a contento, a necessidade de transporte de cargas na serra, pela sua limitação (capacidade) de peso. Então por volta de 1900, foi inaugurado um 2º Sistema Funicular, denominado Novos Planos Inclinados.

Máquina Fixa no Alto da Serra, do Segundo Sistema Funicular. Sistema esse com capacidade máxima de 120 Toneladas, posteriormente expandido para 200 Toneladas por Trem/viagem, entre os patamares da serra.
Este, com maior capacidade de transporte de cargas (vagões) na serra e com cinco patamares.
(O 1º Sistema era formado por quatro patamares).





Em 1946 termina a concessão dos Ingleses e a São Paulo Railway, foi devolvida a União, passando a se chamar Estrada de Ferro Santos a Jundiaí - EFSJ. Que na década de 1950, passou a integrar a malha da Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima - RFFSA.



Na década de 1970, a RFFSA havia contratado um projeto de uma empresa / consorcio do Japão e foi inaugurado o Sistema de Cremalheira por Aderência, no leito do 1º Sistema Funicular. Por onde passaram a correr Locomotivas de Tração Elétrica fabricadas pela Hitachi...


SOLENIDADE DE INAUGURAÇÃO DO SISTEMA CREMALHEIRA ADERÊNCIA, EM 1974.

... por este "Sistema de Catracas" em baixo das Locomotivas e "Trilho Central Dentado" ao meio dos trilhos normais, oque aumentou a capacidade de cargas no trecho de serra. Sendo este sistema utilizado até hoje, já com Novas Locomotivas Elétricas, de Fabricação Suíça.


"O 1º VÍDEO DOCUMENTÁRIO DA DÉCADA DE SETENTA, MOSTRA APENAS A SOLENIDADE DE INAUGURAÇÃO NA ESTAÇÃO DO ALTO DA SERRA (PARANAPIACABA) E A COMITIVA COM AUTORIDADES, EMBARCANDO NO TREM QUE NA SEQUÊNCIA, FARIA A DESCIDA PELO NOVO SISTEMA."

  "JÁ ESTE VÍDEO, MAIS RECENTE, MOSTRA DETALHES OPERACIONAIS DO SISTEMA."

Os Trens de Passageiros de Longo Percurso, que operavam entre a capital (Estação Luz) e a Estação de Santos (Valongo), bem como os que partiam da capital, para cidades do Interior Paulista, de passagem por Jundiaí, foram erradicados em meados da década de noventa, por conta dos processos de liquidação e concessão das malhas da RFFSA e FEPASA.

Atualmente o transporte regular de passageiros, pelos trilhos da antiga SPR, se restringe apenas ao trecho metropolitano da ferrovia, entre Francisco Morato, a cidade de São Paulo e Rio Grande da Serra, através das Linhas 07 e 10 da Cia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), respectivamente, com uma extensão operacional desse serviço, na Linha 7, entre Francisco Morato e Jundiaí.

No trecho entre Rio Grande da Serra, Paranapiacaba e Santos, a antiga SPR, segue ativa apenas para Trens Cargueiros, oriundos tanto de Jundaí, de passagem pela RMSP, quando do Vale do Paraíba, de passagem pela Linha Variante de Suzano, através da empresa concessionária MRS Logística.

Acervo da ABPF - Regional São Paulo (Gilberto Mendes)

(Imagens Capturadas do Google. Vídeos Capturados do Youtube. Créditos constam nos mesmos)

Projeto Rádio Trem, Resgatando Parcelas da História do Trem!


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